O mercado de auto peças no Brasil sempre teve um papel importante na economia nacional, justificado pelo o tamanho da frota de veículos automotores. A demanda por peças usadas ocupa uma parte expressiva desse seguimento, os CDV’s (Centro de Desmanche Veicular), também conhecidos como Auto Demolidoras no Rio Grande do Sul, são as lojas responsáveis por essa comercialização.
Entenda o que é um CDV
Para conhecer como funciona o mercado de peças usadas no Rio Grande do Sul, devemos entender o que é o CDV.
O Centro de Desmanche Veicular, é uma agência de desmanche autorizada que pode desmontar veículos para comercialização de auto peças, vendidas a terceiros, sendo peças para motos, peças para caminhões, peças para ônibus e peças para carros em geral, todas elas, consideradas peças automotivas. Devendo as lojas, realizarem as atividades de acordo com a Lei de Desmanche 12.977-14.
Isso fornece uma opção econômica e confiável para a compra de auto peças para reciclagem de carros, moto, caminhão, ônibus e utilitários, especialmente quando se considera peças motores, transmissões automáticas, diferenciais, latarias, peças de carroceria, faróis, lanternas, módulos entre outras.
A venda de auto peças nos centros de desmonte que não tinham garantia de origem por meio de sucata e peças automotivas é agora regulamentada.
No Rio Grande do Sul, como em outras regiões; as atividades de auto demolidoras de veículos só podem ser realizadas por lojas de autopeças usadas aprovadas e registradas na agência de trânsito no país em que operam. Portanto, eles dependem de certas provas necessárias:
- Especializar-se nas atividades especificadas na Lei nº 12.97 / 14;
- O CDV ser fisicamente separado de quaisquer outras atividades;
- Registro público regular da empresa, incluindo a nomeação de gerentes;
- Registrar-se em instituições agrícolas;
- Ter uma licença comercial de empresa auto demolidora emitida pelo governo local.
O sucesso de vendas de auto peças usadas no Rio Grande do Sul
As lojas de peças usadas são um negócio bem específico e, em muitos casos, os desmanches são transmitidos de geração em geração. As pessoas que já foram avôs agora são atendidas por filhos ou netos, e no Rio Grande do Sul não é diferente.
As pessoas que atuam no setor de venda de auto peças e demolidoras, precisam aprender sobre os mais recentes conceitos, tecnologias e estratégias para otimizar seus lucros e eficiência nos negócios. Há aspectos que nunca podem ser esquecidos no mercado de peças automotivas, sendo eles:
- Estoque;
- Promoções;
- Treinamentos contínuos de equipe de venda;
- Visual da loja; Inovação de modelo de negócio;
- Vendas e plataforma de auto peças online.
CDV em Porto Alegre
No segmento em Auto peças no Rio Grande do Sul, podemos citar as 3 cidades polos em peças usadas na região, que são: Novo Hamburgo, Porto Alegre e São Leopoldo. As pessoas que conhecem ou forem a esses lugares poderão encontrar lojas de peças automotivas de grande qualidade, onde são priorizados o bom atendimento ao cliente e a qualidade do produto. Essas cidades proporcionam um bom ambiente para a instalação de indústrias no setor, representando uma parte importante da produção industrial, comprometidas com a expansão do investimento no ramo de Centros de Desmonte Veicular.
Procurando Autopeças Novas ou Usadas no Rio grande do Sul? Saiba como encontrar Auto Demolidoras de confiança.
A compra de auto peças, de revendedores confiáveis, é a maior garantia para a compra de peças de alta qualidade. Portanto, tenha cuidado ao escolher uma loja de autopeças. Encontrar uma dessas lojas de auto peças em sua cidade, não é uma tarefa tão fácil assim.
Foi pensando nisso, que nós da FerroVelho.Net desenvolvemos uma plataforma para a procura de peças novas, usadas e serviços automotivos. De forma simples e rápida é possível encontrar auto peças de confiança e com os melhores preços. Em nosso Aplicativo de busca de peças, já estão cadastrados centenas de veículos de diversas marcas e modelos, dentre eles, os mais buscados são: Chevrolet Onix, Renault Logan, VW Gol, Fiat Grand Siena, Renault Sandero, Ford Ranger, Toyota Corolla, Volkswagen Voyage, Hyundai HB20, Peugeot 206, Land Rover Ranger Evoque, Toyota Hilux, Fiat Palio, Honda Civic, Jac J3, Jeep Renegade, Kia Sorento, Mitsubishi L200 e muitos outros modelos.
1 comment(s)
Danilo
Bom dia! Muito legal esta matéria, as dicas irão ajudar muito. Encontrar peças em um CDV em Novo Hamburgo é difícil.