Basta as temperaturas aumentarem para que o ar condicionado do carro seja cada vez mais utilizado
A aquisição de um automóvel leva em conta inúmeros fatores – e hoje em dia o ar condicionado é decisivo no processo de compra. Afinal, quem não gosta de dirigir em um carro climatizado em meio ao calorão que chega às cidades durante a primavera e o verão?!
É inegável que o investimento em um bom ar condicionado é uma boa escolha, especialmente no Brasil. O equipamento é capaz de evitar a entrada de poeira e odores, reduzir o ruído externo e ainda oferecer mais segurança, já que os vidros do carro permanecem fechados.
Pois bem, com temperaturas altas, o ar condicionado do carro é cada vez mais utilizado. Mas apesar de oferecer muito conforto, o cuidado com o equipamento deve ser redobrado. Saiba a seguir como conservar o ar condicionado do veículo.
Utilize o equipamento periodicamente
Muitos motoristas, ocasionalmente, preferem abrir as janelas do que utilizar o ar condicionado. Não é realmente necessário utilizá-lo a todo momento, mas as mangueiras do equipamento podem sofrer ressecamento caso não haja uma periodicidade de uso.
Uma prática importante para conservar o ar condicionado do carro é utilizá-lo ao menos uma vez por semana. Assim, o motorista estará evitando o surgimento de problemas técnicos complexos.

Não o utilize com o automóvel em alta temperatura
Nem sempre é possível encontrar uma boa sombra para estacionar, restando apenas as vagas em meio ao sol escaldante. Com isso, a lataria, bem como todo interior do veículo, tendem a esquentar bastante, tornando a temperatura do automóvel totalmente desconfortável.
A primeira ação de muitos motoristas após retornar ao veículo é ligar o ar condicionado imediatamente. Todavia essa prática pode comprometer o funcionamento do equipamento.
É apropriado abrir as janelas – para que o ar quente circule – dar partida no veículo e, somente quando houver uma temperatura mais amena, ligar o ar condicionado. Com esse passo a passo o resfriamento acontece de forma mais rápida e evita danos ao aparelho.
Botão de recirculação: utilize com cautela!
O botão de recirculação do ar condicionado do carro é um recurso que otimiza o resfriamento, mas que deve ser utilizado com cautela. O uso habitual da função pode sobrecarregar o aparelho e saturar o ar no interior do carro.
Utilize o modo recirculação apenas em momentos de poluição extrema.
Faça a manutenção do aparelho com periodicidade
A manutenção do ar condicionado do carro deve ser feita a cada seis meses, independentemente da frequência de uso. A falta de uma limpeza correta pode favorecer o acúmulo de bactérias e fungos, comprometendo a qualidade do ar e transmitindo doenças aos passageiros.
Lembre-se: é sempre mais barato uma manutenção preventiva do que a substituição do ar condicionado. A manutenção periódica garante mais durabilidade ao aparelho e economia ao bolso.
Não deixe a manutenção do ar condicionado do carro para depois! Baixe o FerroVelho.Net e encontre os melhores serviços automotivos em sua região!


Leave A Comment